sexta-feira, 9 de março de 2018

Relógio do Sol, a maior expressão da história de Franca

Veja a hora nos dois relógios (foto minha)
Segundo o IBGE o Relógio do Sol é a maior expressão da história francana, tem outras representativas, vamos aborda-las futuramente neste blog, todas que tiverem registro.
Mas o relógio tem tudo que se espera de um monumento histórico, é raro, assistiu uma grande parte da história da cidade e tem o reconhecimento da população.
Com exceção da matriz, que já é um outro tipo de monumento, ele o símbolo mais fotografado em todo município.
Por sorte não teve mesmo destino da Água da Careta, é hoje - sem dúvida - o maior símbolo histórico da cidade. Dá um frio na barriga quando vemos que ele é protegido só com uma gradinha.

História do Relógio do Sol


Olha ele aí.... acompanhando a construção da futura Catedral

Começou a ser construído em 1886, mas foi inaugurado em 11 de abril de 1887, é tombado pelo Condephaat, e foi construído pelo francês Germano de Annecy (guarde este sobrenome). Segundo o próprio IBGE, só na cidade que o padre nasceu, claro Annecy, na França tem um igual.
O instituto ressalta que o monumento sempre motivou trabalhos e teses escolares e que é um destaque não só para Franca, mas também para toda região, "proporcionando um aprofundamento mais detalhado sobre a cultura e história de Franca".
         
        Com seus 135 anos, na praça Nossa Senhora da Conceição ficou observando a cidade crescer e se modernizar, assistiu, por exemplo, a construção da igreja Matriz, que dá nome à praça, a catedral. Ficou só observando tudo crescer em sua volta, de onde está dá para dar uma espiada no calçadão que levava aos cinemas e para o hotel Francano e até no marco da cidade, na praça Barão.
Testemunhos, desfiles, fatos históricos importantes, a inauguração do primeiro arranha-céu da cidade o edifício Franca do Imperador. Certamente deve saber quem foi o primeiro a desfilar no centro com seu carro moderno, antes só arremedos ou semoventes (burro, cavalo).
Sempre ficou ali esperando que o Sol passasse de todos os quadrantes, desafiando cada transeunte a saber que horas eram, poucos acertaram.
Até o saudoso primo José Piola (foto acima) não dispensou esse ângulo da foto acima.
Ele não fornece só as horas, mas também outras informações, entre elas as estações do ano.

Vila Franca


Foto de um recorte dos álbuns de meu pai datado de 1956,
não se tem como precisar quando esta arte gráfica foi feita,
mas vemos que o autor foi Alcebíades.

Em 1821, é criada por Dom João VI a "Vila Franca Del Rey", que só foi instalada em 28 de novembro de 1824, sendo o primeiro presidente da Câmara Municipal o Capitão José Justino Faleiros, empossado junto com os demais vereadores em 30 de novembro de 1824. Com a independência do Brasil, passa a se chamar Vila Franca do Imperador, uma homenagem a D. Pedro I. 

Postal, Cariolato


Curiosidades:




Quando o relógio foi inaugurado a cidade de Franca tinha só 53 anos, uma espécie de filho temporão, somados aos anos que ele existe temos uma Franca com seus garbosos 197 anos.
Estamos prontos para o bicentenário?
Isso não sei, sei que tenho bastante coisas do centenário e vamos postar aqui oportunamente.

Jubileu do Amendoim


foto Divaldo Moreira GCN
Jubileu dando aulas sobre o relógio.
foto Museu da Pessoa











Você se lembra que o Jubileu do Amendoim(1937-2014)?
Seu filho vende amendoim salgadim, torradim até hoje, principalmente nos jogos de basquete.
Pois é, poucos sabem que ele fazia, com perfeição, réplicas do Relógio do Sol, na sua origem humilde e simplicidade dava aulas de como olhar as horas e minutos no original e nas suas réplicas.
Tive a sorte de ter muitas aulas com ele. Nem vou dizer que o Jubileu era meu amigo, pois de quem que ele não era?
Reproduzo endereço para duas matérias, sobre isso e sobre ele (excelente, do Museu da Pessoa), no final dessa postagem.

Annecy

Em qualquer pesquisa que se faça chegaremos ao padre francês Germano, do que? De Annecy, ok my key.
Aí está, sempre foi comum em muitos povos dar o nome da cidade como sobrenome. Então o seu sobrenome era "de Annecy" porque Germano nasceu lá.
Vamos então para Annecy, buscar o irmão único no mundo do nosso relógio francano, pelo menos é que o dizem todas as fontes pesquisadas:
E, surpresa!!! São parentes, mas nunca irmãos, é só comparar nas fotos abaixo. A irmandade é atribuída ao fato de ambos terem pedestais que os tornam verticais. E, talvez, na forma de enxergar as horas, estações, etc., disse ao Jubileu que entendi, dá até para ver as horas, mas para por aí.
(Depois dessas afirmações fui informado que Corrêa Neves Jr. o visitou em Annecy, coloco a publicação que ele fez abaixo e fico feliz em ter acertado).

 


Jardin de l'Europe, Monument gnomonique, "L'UNIQUE", réalisé en 1874, par le capucin Frère Arsène (1808-1879) dont le nom est Jean-Marie Dumurgier, ensemble inauguré le 22 juillet 1876
Cet ensemble est formé de trois parties : - un socle  - un piédestal - un heptagone étoilé. 


Os franceses o chamam de "único", olhando bem é sim, o que faz do nosso muito mais único ainda, convenhamos, o de Franca é muito mais charmoso, não é?

Não vou traduzir a legenda acima feita lá, creio ser mais romântico entender como ela está.



A fria e montanhosa Annecy, se situa próximo ao Mont Blanc, região dos Alpes, tríplice fronteira entre Itália, Suíça e claro, a França. Lugar de muitas olimpíadas de inverno, principalmente nessa montanha, inspiradora de marca de relógio famoso. Ela é realmente muito antiga, em escavações encontrou-se vestígios de vilas do período da pedra polida (Neolítico). É uma Veneza dos Alpes toda cercada por lago.

Se quiser colaborar, no meu perfil tem o e-mail, para se cadastrar para receber informação das postagens, tem que passar por captcha, para ver se você não é robô. Depois de informar seu e-mail lá no topo do site, tem que ficar clicando em figuras, não funciona em alguns navegadores.

Locais de Pesquisa:


Vila Franca:

Jubileu do Amendoim e os seus Relógio do Sol:
http://gcn.net.br/noticias/338216/franca/2016/11/franca-shopping-retira-relogio-do-sol-feito-por-jubileu-do-amendoim


Excelente biografia do Jubileo feito pelo Museu da Pessoa:
http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/-45870

Dados importantes e científicos do relógio:
https://gcncomunica.wordpress.com/2010/03/23/e-nosso-o-1%C2%BA-relogio-do-sol-do-brasil/ 

Postagem que menciono o relógio de Annecy:
http://michel.lalos.free.fr/cadrans_solaires/autres_depts/haute_savoie/cs_74_annecy_unique.html

Visita de Corrêa Neves Jr. a Annecy:
http://gcn.net.br/noticias/230147/opiniao/2013/11/o-relogio-e-o-cadran


Nenhum comentário:

Postar um comentário