sábado, 17 de março de 2018

Escola Normal Livre de Franca (dona Nenê Ewbank Baldijão)

   
     História pura, 1958 - Bodas de Prata dos professores formados na Escola Normal Livre de Franca. Para variar o ótimo orador do dia foi o dr. Baldijão Seixas (veja abaixo), entre os mencionados na importância da escola na fala do valoroso tribuno: Homero Alves e Torquato Caleiro, benção dada pelo frei José Pinto.
     Participaram do evento de comemoração: Fernando Faleiros de Lima, prof. Clóvis Ribeiro Vieira, dr. João Marciano de Almeida, dona Maria da Glória Marcondes Vieira, o então secretário sr. João Menezes de Lima e os funcionários João Maiotte e Henrique Gomes.
     Como o recorte está em duas faces do álbum (livro antigo de contabilidade), vamos reproduzir os nomes da foto de 1933 que podem estar ilegíveis, da esquerda para a direita:
Primeiro plano, sentadas no térreo: Maria de Lourdes Forster, Antonia Silva Gomes (Pequenina), Alaíde Maciel de Castro, Cearina Ribeiro Bueno e Hildeman Martins.
     Segundo plano, sentadas: Luiza Custódio da Silveira (falecida), Geni Guimarães, Ésperia Bulhões, Joana Diogo de Oliveira, Maria Eufrila Ewbank (Nenê )(*) e Gisela Faria de Oliveira.
     Terceiro plano, em pé: Corália Caleiro Lima (falecida), Maria Amélia Rosa Barbosa, Iracema de Freitas, Ana Valle (falecida), Alzy Fernandes, Anita Borges Fortes Moniz, Olívia Corrêa, Diana Alves e Orestina Oliveira.//Ao fundo em pé: Arthur Ewbank e João Andrade Sobrinho (Tenente).

Escola Normal de Franca


     A Escola Normal Livre de Franca foi instalada oficialmente em 02 de fevereiro de 1928. Atualmente no edifício encontra-se a Escola Estadual de 2º Grau Torquato Caleiro (IBGE). O homenageado com o nome da escola estava na festa.

     A menção "falecida" na legenda dos nomes, se refere ao fato das comemorações das bodas terem acontecido em 1958, quer dizer, formaram-se em 1933 e à época da solenidade tinham falecido, com 42 anos, mais ou menos (veja abaixo o cálculo das idades).

     É possível fazer facilmente as contas, mas não custa lembrar que a reportagem e as bodas foram no fim do ano de 1958, ou seja, há 59 anos, a formatura em 1933 foi há 84 anos, e se dona Nenê (veja abaixo) tinha 100 anos em 2016, esse grupo teria uma idade média de 17 anos na foto (1933 - 1916 = 17 anos).

Dona Nenê Ewbank Seixas

Foto da família publicada no Grupo Apaixonados Por Franca (acervo Patrícia)

    Dona Nenê Ewbank (esposa do dr. Baldijão Seixas), certamente foi um dos destaques entre os formandos, viveu até os 100 anos (junho de 2016), tivemos oportunidade de conhecê-la nos anos 1960 e depois conversamos com ela em uma promoção da Patrícia.

     As fotos abaixo foram publicadas no Jornal Comércio da Franca, cedidas pela família, na segunda abaixo um flagrante de seis gerações.

Foto realmente histórica



     Na foto do acervo dos álbuns de recortes de meu pai em 1973, Leonel Nalini, não tem como precisar a data do falecimento de dona Adélia, progenitora do dr. Baldijão, mas o flagrante é muito representativo, ela e algumas de suas bisnetas.


Mais história de dona Nenê


http://www.jornaldefranca.com.br/morre-dona-nene-ewbank-com-100-anos-de-idade-e-chefe-de-tradicional-familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário